top of page

COMO FAZER

A equipe da Chapa COM_Sequência deseja construir um Conselho que lute pelo aperfeiçoamento do exercício da profissão de arquiteto e urbanista em prol do desenvolvimento qualitativo e harmônico dos ambientes naturais e espaços construídos nas cidades e no campo.

Para garantir a eficácia do nosso Plano de Trabalho, propomos:

 

  • Defender o aperfeiçoamento dos editais de licitações junto a gestores públicos e sociedade, para contratação de serviços de arquitetura e urbanismo por meio do Projeto Especial Interfaces.

 

  • Contribuir com as Prefeituras de MG para o aperfeiçoamento dos processos de aprovação e licenciamento simplificado de projetos da nossa área de abrangência por meio do projeto RRT Legal.

NOVOS CONVÊNIOS OPERACIONAIS COM PREFEITURAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, ENTIDADES REPRESENTATIVAS, MELHOR ATENDIMENTO AOS DIVERSOS TIPOS DE INTERESSES PROFISSIONAIS. 

  • Criar mais funcionalidades para o aplicativo APP Protagonista. Cada profissional poderá contribuir, de forma simples e rápida, enviando de seu smartphone ou tablet, imagens georeferenciadas e informações sobre obras com indícios de irregularidades. Essas informações serão processadas em caráter sigiloso, pela equipe de fiscalização do CAU/MG. No site oficial CAU/MG haverá o registro mensal genérico atualizado de todos os procedimentos realizados pelo setor. Queremos intensificar sua divulgação no âmbito das cinco regiões estratégicas de MG, como também no contexto das cidades históricas e no colar Metropolitano da capital.

 

  • Contribuir para a otimização da tecnologia do Sistema de Informação e Comunicação  do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU/IGEO), facilitando a interface com o profissional usuário.

 

  • Fomentar o uso da Tabela Oficial de Honorários e Serviços de Arquitetura e Urbanismo CAU/BR e do piso salarial dos arquitetos e urbanistas,  buscando equacionar sua aplicabilidade no exercício cotidiano da profissão.

FISCALIZAÇÃO E DEFESA DO EXERCÍCIO DA ARQUITETURA E URBANISMO COM MAIS SEGURANÇA E BEM-ESTAR PARA AS PESSOAS

  • Produzir cartilhas e manuais técnicos para a informação de gestores públicos e da sociedade em geral, sobre a importância das atribuições e atuação dos arquitetos e urbanistas, na melhor qualificação dos ambientes construídos em que vivemos. 

MAIS COMUNICAÇÃO COM ARQUITETOS E URBANISTAS, ENTIDADES REPRESENTATIVAS, GESTORES PÚBLICOS E SOCIEDADE.

 

  • Ampliar a campanha “Arquitetura É Para Todos” para polos estratégicos do interior do estado. Estimular em todos os municípios mineiros estratégias para viabilização de programas de arquitetura pública, gestão e planejamento urbanístico integrado. Por meio, por exemplo, de parcerias com a AMM- Associação Mineira de Municípios e Ministério Público

  • Criar novas edições do projeto “CAU Jovem”, com palestras e seminários para formandos das escolas superiores de arquitetura e urbanismo.  O objetivo é apresentar o CAU/MG aos futuros arquitetos e urbanistas para que  conheçam melhor o potencial do Conselho para o crescimento das carreiras profissionais. Além da consolidação da “Carteira Profissional Provisória".                      

  • Criar novos roteiros para o projeto “Van Escritório Itinerante”, garantindo a presença em eventos estratégicos para a divulgação do CAU/MG junto à sociedade e profissionais na Capital e interior do Estado.

  • Criar Grupos Temáticos de trabalho: Arquitetura Pública, Acessibilidade, Mobilidade, Patrimônio Histórico, Tecnologia, Paisagem Urbana, Sustentabilidade, entre outros. Consolidar os já existentes. A criação de novos grupos temáticos de trabalho permitirá ampliar e otimizar a atuação dos Conselheiros e dos profissionais que tenham importantes contribuições em suas áreas de atuação específica e de interesse comum. Será também uma instância favorável à interlocução com órgãos públicos municipais e estaduais, ONGs, institutos, fortalecendo o debate, as ações e os projetos relacionados a cada tema. Queremos criar uma programação para os encontros, que serão feitos por meio de seminários, palestras , cafés e atividades sugeridas.  

 

  • Ativação do Colégio de Entidades: Espaço de diálogo direto do CAU/MG com os representantes  de entidades (IAB/MG, ABAP, GEMARQ, ABEA, SINARQ, SINAENCO etc).

  • Editar a Revista Impressa CAU/MG e implementar a periodicidade quinzenal do boletim digital.

 

  • Incrementar as ações em andamento para a construção da sede própria do CAU/MG.    

  •  Promover eventos e ações pontuais para estimular o intercâmbio profissional com países integrantes do Mercosul.

 

  • Intensificar a divulgação do papel da Ouvidoria e  de seus resultados.

 

  • Implementar novos postos avançados de atendimento no Colar Metropolitano e no município de Ouro Preto.

 

  • Realizar novas edições dos “Seminários CAU/MG” para divulgar normas e técnicas de interesse da profissão dos arquitetos e urbanistas.

  • Implementar a fase 2 do programa Arquiteto e Urbanista Empreendedor (pessoa física e jurídica), em parceria com o SEBRAE/MG e outras instituições,  para a realização de treinamentos em planos de negócios para arquitetura e urbanismo, organização e gestão de micro empresas individuais ou pequenas empresas, planejamento estratégico, marketing pessoal, entre outros.

MAIS CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL 

  • Realizar novas edições dos “Seminários CAU/MG” para divulgar normas e técnicas de interesse da profissão dos arquitetos e urbanistas.

  • Implementar o "Espaço Memória da Arquitetura e do Urbanismo em Minas Gerais”. A ideia é apresentar a contribuição de profissionais mineiros, resgatando importantes legados deixados para nossa cultura e para a qualificação dos espaços construídos. 

REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO EM MINAS GERAIS E VALORIZAR SUA MEMÓRIA. 

INTEGRAR CADA VEZ MAIS OS CONSELHEIROS FEDERAIS COM A PLENÁRIA CAU/MG E CONSELHEIROS ESTADUAIS.

 

Eleições CAU/MG

Chapa COM_Sequência

Chapa

COMSequência

Eleições 2014 CAU/MG

©2014 Chapa ComSequência
criado com Wix.com

  • Ícone de App de Facebook
bottom of page